domingo, 25 de setembro de 2011

A importância da Nutrição na atividade física.

   Cada vez mais o desempenho dos atletas vem aumentando. Os sucessivos recordes alcançados por esportistas de todas as áreas mostram claramente o maior preparo físico. Adicionalmente, deparamo-nos com a crescente busca de uma melhor qualidade de vida e do “corpo perfeito” por grande parte das pessoas que praticam atividades físicas (SBME, 2009).

    Os atletas na Grécia antiga já possuíam esquemas especiais de nutrição para se preparar para os Jogos Olímpicos. Diferentes tipos de exercícios e de esportes apresentam necessidades diferentes de energia e de nutrientes e, portanto, a ingestão de alimentos precisa ser ajustada de acordo com estas necessidades (McARDLE et  al. 1992).
   
   A prática de atividades esportivas proporciona inúmeros benefícios à composição corporal, à saúde e à qualidade de vida. Porém, o esporte competitivo nem sempre é sinônimo de equilíbrio no organismo, podendo influenciar de maneira direta e significativa o estado nutricional dos atletas. Alterações fisiológicas e o desgaste físico e nutricional ocasionados pelo esforço excessivo podem deixar o atleta entre o limite da saúde e doença, sobretudo, se não houver um equilíbrio adequado entre estes eventos (McARDLE et  al. 1992).

   De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) (2009), as necessidades de energia, macronutrientes e micronutrientes são modificadas com a prática de exercícios físicos, na qual, além de maior demanda calórica, os exercícios podem ocasionar adaptações fisiológicas e bioquímicas que determinam maiores necessidades de nutrientes. 

   Dessa forma, a alimentação é um dos fatores que pode limitar o desempenho do atleta, por isso ele deve ter um planejamento alimentar adequado, a fim de:

Promover a saúde;

Equilibrar as necessidades energéticas;

Oferecer os nutrientes básicos;

Permitir uma recuperação adequada e rápida;

Atuar como recurso ergogênico;

Diminuir a velocidade de perda de rendimento;

Reduzir a ação dos radicais livres.
 
     Para os indivíduos que praticam exercícios físicos sem maiores preocupações com o desempenho, o papel da atividade física no controle do peso corporal e da massa de gordura tem sido amplamente estudado. Existem poucas evidências em relação à eficácia do exercício, como intervenção isolada, em modificar significativamente a composição corporal e o peso em indivíduos saudáveis (FERREIRA, et al. 2011).
        
    A Nutrição constitui o alicerce para o desempenho físico e proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial dos alimentos. É importante salientar que a oferta de energia NÃO aumenta o rendimento do atleta, mas PROLONGA sua capacidade de realização, sendo que, quanto maior o tempo da atividade, maior o impacto positivo dessa estratégia (PANZA et al. 2007).    

 Suplementos alimentares para atletas, também denominados alimentos para atletas, são indicados para indivíduos com necessidades nutricionais específicas em decorrência de exercícios físicos (BRASIL, 2010). 

   Segundo a RDC 18/2010, na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada é suficiente para atender às necessidades nutricionais de atletas. Apenas em situações específicas alguns atletas necessitam de suplementação, conforme orientação de Nutricionista ou Médico.   

   O Nutricionista é o profissional habilitado a realizar o planejamento dietético específico para cada atividade física, por isso é imprescindível que o mesmo faça parte da equipe do atleta.

Vanessa Fontes Losano
Nutricionista

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



BRASIL. Resolução - RDC nº 18, de 27 de abril de 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas. Disponível em: http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/rdc/103858-18.html


FERREIRA, M., MATSUDO, S., MATSUDO, V., BRAGGION, G. Efeitos de um programa de  orientação de atividade física e nutricional sobre a ingestão alimentar e composição corporal de mulheres fisicamente ativas. Revista Brasileira Ciência e Movimento. v. 11, n 1, fev 2011.



HERNANDEZ, A. J., MAHAS, R. M. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: composição de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 15, n 2, 2009.



McARDLE, W. D., KATCH, F. I., KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 3. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.



PANZA, V. P. et al. Consumo alimentar de atletas: reflexões sobre recomendações nutricionais, hábitos alimentares e métodos para avaliação do gasto e consumo energético. Rev. Nutr. Campinas, v. 20, n 06, 2007.



0 comentários:

Postar um comentário