segunda-feira, 8 de julho de 2013

Obesidade: Controle Neural e Hormonal do Comportamento Alimentar


A obesidade é uma enfermidade de etiologia multifatorial, que representa grave problema de saúde pública na sociedade. Em sua gênese, descrevem-se determinantes fisiológicos do controle do peso e do apetite, como fatores neuronais, endócrinos, adipocitários, intestinais e psicológicos. Considerando seu desenvolvimento, tende-se a compreender a relação entre algumas áreas do sistema nervos central (SNC), sistemas de neurotransmissão, processos sensoriais e a ingestão de alimentos.

O ato de se alimentar envolve-se em aspectos psicobiológicos fundamentais à sua ocorrência. Contudo, reconhece-se que estes aspectos interligam-se cada vez mais com os fatores predisponentes ao ganho de peso excessivo, sendo que estruturas neuroanatômicas, sensorialidade, neurotransmissores, precursores, apetite e saciedade possuem interina relação com esse processo.

O artigo dessa semana abarca a função dos hormônios no controle da fome e da saciedade, bem como a interação entre os mecanismos neurológicos, bioquímicos e ambientais no desenvolvimento da obesidade.

Fabrício Gomes dos Santos
Graduando em Nutrição
Técnico em Nutrição e Dietética









0 comentários:

Postar um comentário