quarta-feira, 20 de julho de 2011

Psoríase e Nutrição: existe alguma relação?

A psoríase é uma doença inflamatória (ARAÚJO; BURGOS; MOURA, 2009) caracterizada pela infiltração de células T e macrófagos na derme (SOYLAND, 1993). Esta infiltração gera um processo inflamatório, com a liberação de citocinas inflamatórias, contribuindo para a geração de lesões eritematoescamosas, aumentando a proliferação celular e padrões anormais de diferenciação dos queratinócitos (WOLTERS, 2005).
A causa da psoríase ainda é desconhecida, porém, alguns autores apresentam a predisposição genética associada a fatores ambientais (fumo, álcool, alimentação, infecções, drogas e eventos estressantes) como os principais envolvidos em sua etiologia (WOLTERS, 2005; ARAÚJO; BURGOS; MOURA, 2009).
Dentre os aspectos dietéticos, dietas hipocalóricas e vegetarianas são apresentadas por alguns autores como relevantes para a melhoria das lesões da pele desses indivíduos, sendo justificada sua ação pela redução da ingestão de ácido araquidônico (AA). Lembrando que o AA é produzido após a cascata de “transformação” do ácido graxo ômega-6 (ácido linoléico), que possui importante papel no processo inflamatório do organismo. Atualmente, o desequilíbrio entre o consumo de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 favorece o processo de inflamação e prejudica ainda mais as lesões da psoríase. A redução do consumo de calorias minimiza a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), que normalmente são produzidas durante a cadeia respiratória. Quanto maior a produção de EROs, maior o estresse oxidativo e pior será o resultado das lesões psoriáticas.
Segundo Araújo, Burgos e Moura (2009) as vitaminas E (KHARAEVA, 2009), C e A são indispensáveis para a redução do estresse oxidativo (antioxidantes exógenos), assim como Zn e Se que são essenciais para o funcionamento adequado dos antioxidantes endógenos enzimáticos: Superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx), respectivamente. Sem dúvida que a presença de alimentos funcionais contendo compostos bioativos com ação antioxidante também podem contribuir para a melhoria do estresse oxidativo gerado pela doença.
Além disso, não devem faltar alimentos com caráter antiinflamatório na dieta desses indivíduos, dentre eles estão aqueles fontes de ômega-3 como peixes de águas frias (sardinha, cavala, arenque, salmão, que são fontes de EPA e DHA), linhaça (fonte de ácido alfa linolênico (ALA)) e óleo de linhaça (fonte de ALA).
Sendo assim, é indiscutível a importância da alimentação para indivíduos com psoríase, favorecendo em grande escala o avanço do tratamento medicamentoso. Cabe lembrar que devem ser avaliados os medicamentos utilizados na psoríase, uma vez que podem interferir na biodisponibilidade de nutrientes ou provocar deficiências nutricionais, além da influência do nutriente sobre a ação do medicamento.

Karina Nunes de Simas
Nutricionista
Mestre em Ciência dos Alimentos
Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, M.L.D.; BURGOS, M.G.P.A.; MOURA,I.S.C. Influências nutricionais na psoríase. Anais Brasileiros de Dermatologia. v.84, n.1, p. 90-92, 2009.  
CLINICAL GUIDE TO NUTRITION & SUPPLEMENTS IN DISEASE MANAGEMENT. Psoriasis. Cap. 42, p. 411, 2003.  
KHARAEVA, Z. et al. Clinical and biochemical effects of coenzyme Q 10, vitamin E, and selenium supplementation to psoriasis patients. Nutrition. v.25, n.3, p.295-302, 2009.  
NUTRITION INFORMATION CENTRE UNIVERSITY OF STELLENBOSCH. Psoriasis and nutrition. Disponível em: http://sun025.sun.ac.za/portal/page/portal/Health_Sciences/English/Centres%20and%20Institutions/Nicus/Nutrition_Facts_sheets/Psoriasis%20and%20Nutrition.pdf. Acesso dia: 26 de junho de 2011.  
SOYLAND, E. et al. Effect of dietary supplementation with very long chain n-3 fatty acids in patients with psoriasis. New England Journal of Medicine., v.328, p.1812-1816, 1993.
WOLTERS, M. Diet and psoriasis: experimental data and clinical evidence. British Journal of Dermatology. v.153, p. 706-714, 2005.

1 comentários:

  1. Tenho psoriase e estou tratando através da alimentação. Deêm uma olhada:
    http://combatepsoriase.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir