domingo, 22 de abril de 2012

Obesidade e transtornos de humor


Obesidade é uma doença complexa associada a uma série de comorbidades. Com o passar dos anos houve aumento de pesquisas sobre aspectos psicológicos da obesidade, comparações de indivíduos obesos e não-obesos, bem como correlações entre obesidade e transtornos do humor (SEGAL, 2002).
Transtorno é definido como perturbação do juízo, e humor é definido como o tônus afetivo do indivíduo, estado emocional basal e difuso no qual se encontra a pessoa em determinado momento (DALGALARRONDO, 2000).
Assim, a obesidade pode desencadear e/ou agravar doenças psicopatológicas, como por exemplo o transtorno de humor. Este, por sua vez, caracteriza-se por uma comorbidade afetiva persistente e habitualmente flutuante. Com isso, ressalta-se a importância do acompanhamento multidisciplinar, para auxiliar no tratamento de comorbidades psiquiátricas associadas, comumente observadas em pacientes obesos.
Uma recente revisão de literatura revelou que de 20 a 60% de indivíduos obesos mórbidos, candidatos à cirurgia bariátrica, possuíam algum tipo de transtorno psiquiátrico, sendo os mais comuns transtorno de humor e ansiedade (SARWER et al., 2008).
Dados da literatura revelam que indivíduos com obesidade apresentam prevalência aumentada de comorbidades psiquiátricas associadas, tais como: transtornos de humor, transtornos de ansiedade, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar periódica, dependência do tabaco e transtornos da personalidade (FANDINO; APPOLINARIO, 2006). Ainda neste sentido, estudos demonstram que obesos consomem mais alimentos em situações de estresse emocional, ansiedade, depressão, tristeza e raiva, principalmente as mulheres, como mecanismo compensatório (FABRICATORE; WADDEN, 2004).
Deve-se levar em consideração, também nos dias atuais, a cultura ocidental que enfatiza mais a boa forma e a imagem corporal, o que facilita a identificação de incômodos com o excesso de peso, independente dos graus de obesidade (VASQUES et al., 2004). Entretanto, a variação através de grupos demográficos sugere que fatores sociais ou culturais podem moderar ou mediar a associação entre a obesidade e o transtorno do humor (SIMON et al., 2006).
Krishnan (2005) observou que dados epidemiológicos são ainda inconclusivos, mas sugere que pacientes bipolares tendem a ter excesso de peso, e o tratamento do transtorno bipolar pode agravar a obesidade e aumentar o risco de comorbidades relacionadas.
A etiologia da obesidade e dos transtornos de humor é constituída por uma série de fatores em interação, que envolvem componentes biológicos, psicológicos, familiares e sócio-culturais; desta forma, a complexidade da condição clínica exige uma abordagem integrada e multiprofissional (ANTUNES et al., 2003).
Enfim, a obesidade pode desencadear ou agravar os transtornos de humor; sendo assim, todos os profissionais envolvidos no processo de emagrecimento (nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, endocrinologistas, psicólogos) também podem contribuir para a melhora no quadro de transtornos de humor (MELLO et al., 2005).

Sílvia Marques Lima
Nutricionista responsável técnica   pelo Lar das Moças Cegas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SEGAL, A.; CARDEAL, M.V.; CORDÁS, T.A. Aspectos psicossociais e psiquiátricos da 
obesidade. Rev. Psiq. Clín. v.29, n.2, p. 81-89.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais.  
Porto Alegre: Artmed, 2000.

SARWER, D.B.; THOMPSON, J.K.; MITCHELL, J.E.; RUBIN, J.P. Psychological 
considerations of the bariatric surgery patient undergoing body contouring surgery. 
Plast Reconstr Surg, v.121, p.423-434, 2008.

FANDINO, J.N.; APPOLINARIO, J.C. Avaliação psiquiátrica da cirurgia bariátrica
São Paulo: Artmed, 2006.

FABRICATORE, N.A.; WADDEN, T.A. Psychological aspects of obesity. Clinics in 
Dermatology, v.22, p.332-337, 2004.

VASQUES, F.; MARTINS, F.C.; AZEVEDO, A.P. Aspectos psiquiátricos do tratamento 
da obesidade. Rev. Psiq. Clin. v. 31, n.4, p. 195-198, 2004.

SIMON, G.E.; KORFF, M.V.; SAUNDERS, K. Association between obesity and 
psychiatric disorders in the US adult population. Arch Gen Psychiatry, v.63, n.7, 
p.824-830, 2006.

KRISHNAN, K.R.R. Psychiatric and medical comorbidities of bipolar disorder
Psychosomatic Med, v.67, p.1-8, 2005.

ANTUNES, H.K.M.; STELLA, S.G.; SANTOS, R.F.; MELLO, M.T. Obesidade e 
transtornos do humor. Rio de Janeiro:  Medsi, 2003.

MELLO, M.T.; BOSCOLO ,R.A.; ESTEVES, A.M.; TUFIK, S. O exercício físico e os 
aspectos psicobiológicos. Rev. Bras. Med. Esporte, v.11, n.3, 2005.




0 comentários:

Postar um comentário