sexta-feira, 22 de março de 2013

O papel da leptina no controle da ingestão alimentar


O tecido adiposo não é apenas um local de armazenamento de triglicérides, pois é caracterizado como um órgão endócrino. Dentre as diversas substâncias sintetizadas pelo adipócito destaca-se a leptina. Esta é um peptídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético. Além de ser responsável pelo controle da ingestão alimentar, atua em células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central.
Assim, a leptina atua como sinalizadora da quantidade do tecido adiposo aos centros do sistema nervoso central que regulam o comportamento alimentar. Com isso, ela reduz o apetite a partir da inibição da formação de neuropeptídios relacionados.
Quanto maior a quantidade de gordura que a pessoa possui, maior será o nível de leptina. Com isso, quando secretada em proporção à quantidade de gordura corporal, não consegue atravessar a barreira hemato-encefálica ou encontra alterações dos seus receptores no hipotálamo. Desta forma, sua ação fica prejudicada e o cérebro não recebe a informação para reduzir o apetite, aumentando a ingestão alimentar e consequentemente a formação de novos adipócitos.

Sílvia Marques de Lima
Nutricionista responsável técnica pelo Lar das Moças Cegas


0 comentários:

Postar um comentário