segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ômega-3 e transtornos psicológicos

Diversas pesquisas científicas têm investigado a influência dos ácidos graxos ômega-3 sobre o funcionamento cerebral e transtornos psicológicos como depressão, síndrome do pânico, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), doença bipolar, autismo, dentre outros.

Ainda não é consenso na área de Psiquiatria que os ácidos graxos ômega-3 possam contribuir no tratamento de transtornos psicológicos, principalmente em função da amostra utilizada pela maioria dos estudos, que é pouco representativa.
Cabe ao nutricionista, entretanto, conhecer o adequado funcionamento cerebral e os nutrientes necessários para a produção de neurotransmissores, a fim de contribuir no tratamento dessas doenças. Apesar da nutrição não ser considerada evidência nível A para o tratamento de transtornos psicológicos, o processo inflamatório e estresse oxidativo estão totalmente relacionados com esses problemas de saúde. Sabe-se que a Nutrição pode favorecer a resposta desses indivíduos aos tratamentos medicamentosos, melhorando sua disposição, bem estar e qualidade de vida, além de contribuir na prevenção de outros problemas de saúde.


Para aqueles que tenham interesse em acessar o artigo exposto abaixo na íntegra, entrem em contato com o NutriSaúde pelo e-mail: gruponutrisaude@hotmail.com.

Karina Nunes de Simas
Nutricionista 
Mestre em Ciência dos Alimentos (UFSC)
Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional (UnicSul)
Nutricionista clínica do Espaço Ser Vivo, Santos-SP



0 comentários:

Postar um comentário