segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Anemia ferropriva na primeira infância

Devido ao crescimento acelerado aliado ao desmame precoce e o baixo consumo de fontes de ferro na alimentação complementar, as crianças menores de 2 anos são particularmente vulneráveis à deficiência de ferro (DUARTE et al, 2007).
A anemia ferropriva é a carência nutricional mais prevalente no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazo no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento na resposta do sistema imunológico (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2007).
O desmame precoce é um fator determinante nesta fase no desenvolvimento desta carência nutricional, principalmente quando a criança é alimentada com leite de vaca (REIS et al., 2010; GOLIN et al., 2011)
Segundo Oliveira e Osório (2005), o ferro do leite materno é altamente biodisponível, uma vez que aproximadamente 50% dele é absorvido, enquanto que o leite de vaca não fortificado ou a fórmula à base de leite de vaca têm apenas de 10 à 20% de absorção. Os alimentos de desmame com baixa biodisponibilidade também podem interferir na absorção do ferro presente no leite materno.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (2007), são considerados sob risco de desenvolver deficiência de ferro:

- Recém nascidos prematuros, pequenos para idade gestacional e filhos de mães diabéticas.
- Lactentes com curta duração de aleitamento materno exclusivo, aqueles alimentados com leite de vaca e outros que recebem alimentação complementar com baixo teor e/ou com baixa biodisponibilidade de ferro.
- Crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas e/ou com indicadores socioeconômicos de pobreza.

Por fim, o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida da criança e mantido até os 2 anos ou mais, aliado a uma alimentação nutricionalmente balanceada, com alimentos ricos em ferro e vitamina C é importante na prevenção desta carência nutricional predominante nesta faixa etária.

Christiane A. Rezitano
Nutricionista
Responsável Técnica da Gota de Leite, Santos-SP
Pós graduanda em Nutrição Clínica


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DUARTE L. S.; FUJIMORI E.; MINAGAWA A. T.; SCHOEPS F. A.; MONTERO R. M. J. M. Aleitamento materno e níveis de hemoglobina em crianças menores de 2 anos em município do Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Nutr., Campinas, v.20, n. 2, p.149-157, março/abril 2007.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Anemia Carencial Ferropriva. Fevereiro 2007.

REIS M. C. G.; NAKANO A. M. S.; SILVA I. A.; GOMES F. A.; PEREIRA M. J. B. Prevalência de anemia em crianças de 3 a 12 meses de vida em um serviço de saúde de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Rev Latino-Am. Enfermagem. julho – agosto 2010.

GOLLIN C. K.; TOLONI M. H. de A.; SILVA G. L.; TADDEI J. A. de A. C. Erros alimentares na dieta de crianças freqüentadoras de berçários em creches públicas no município de São Paulo, Brasil. Rev. Paul. Pediatr. v. 29, n. 1, p. 35-40, 2011.
OLIVEIRA M. A. A.; OSÓRIO M. M. Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância. Jornal de Pediatria. v. 81, n. 5, 2005.

0 comentários:

Postar um comentário