domingo, 9 de setembro de 2012

Inserindo a horta no currículo escolar


A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. Crianças e adolescentes para estarem saudáveis e bem alimentados, necessitam de uma variedade de alimentos seguros em quantidade suficiente e de boa qualidade. Sem uma nutrição adequada, não é possível desenvolver seus potenciais plenamente (CAVALCANTI et al., 2012).
A escola representa um excelente instrumento para a promoção da saúde. Isso por que, a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, além de possuir programas de educação e saúde, que poderão ter maior repercussão, beneficiando os estudantes na infância e na adolescência. Portanto, esta desempenha um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares (CAVALCANTI et al., 2012).
Mas como inserir a nutrição de uma forma completa no currículo escolar?
A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a alimentação e para vida, na medida em que oportuniza que tais princípios sejam colocados em prática e incorporados à formação dos cidadãos em idade escolar (BARBOSA, 2008). Portanto tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem (OLIVEIRA, 2012).
Nesse entendimento, a horta na escola é uma estratégia viva, capaz de (BARBOSA, 2008):

•Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambiental, alimentar e nutricional;
•Estimular o trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso, inter e transdisciplinar;
•Proporcionar descobertas;
•Gerar aprendizagens múltiplas.

No trabalho com a horta, todas as pessoas que compõem a comunidade escolar podem contribuir. São necessárias e desempenham uma importante função: cozinheiras, professores, corpo técnico pedagógico, gestores públicos, educandos, agricultores familiares e a comunidade externa da escola (BARBOSA, 2008). O nutricionista poderá trabalhar a proposta de uma alimentação saudável do campo (horta escolar) à mesa, quando esta estratégia estiver presente no ambiente escolar.
Além de todos os aspectos educacionais abordados com a horta escolar, é importante que o educando aprenda também a consumir as hortaliças produzidas. O estudante pode aprender a prepará-las de forma criativa e ser informado sobre seu valor nutritivo, ao participar do seu preparo, e ter satisfação ao consumir o que ajudou a cultivar. A existência de hortas nas escolas é importante para enriquecer a alimentação, ajudar na mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos pela natureza (FERNANDES, 2007). Nesse sentido é necessário refletir sobre a importância da horta escola na formação da educação social.
Algumas instituições trabalham a implantação de projetos de hortas escolares, que poderão ser consultadas para maiores informações. Cabe à equipe de profissionais da escola a busca por conhecimentos a respeito, para a viabilidade desta prática no projeto pedagógico, integrando alunos, familiares e profissionais da escola.


Christiane A. Rezitano
Nutricionista
Responsável Técnica da Gota de Leite, Santos-SP
Pós graduada em Nutrição Clínica

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, N. V. S. Caderno 1:  horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: FAO, FNDE, MEC, 2ª ed., 2008.

FERNANDES, M. do C. de A. Caderno 2: Orientação para implantação e implementação da horta escolar. Brasília: FAO, FNDE, MEC, 2007.

OLIVEIRA, D. V. de F.; LEÃO, N. A. R. Plantando horta e colhendo vida.

CAVALCANTI, A. da F. C. et al. Horta escolar: contribuindo para hábitos alimentares saudáveis. Acesso em: 22/08/2012. Disponível em:

1 comentários:

  1. Interessantíssima estratégia para alcançar as crianças que tende a renunciar legumes frutas por biscoitos e pipocas industrializadas.

    Belíssimo trabalho!
    Parabéns!
    Grato.

    Gilvan Lima
    gilvan_ls@hotmail.com)

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