domingo, 9 de dezembro de 2012

Óleo de coco na perda de peso


O consumo de óleo de coco tem ganhado popularidade em função de novas descobertas a respeito de seus benefícios à saúde. Seu uso tem sido indicado para redução dos níveis de colesterol, disbiose, redução de peso, dentre outras condições patológicas.
Contudo, ainda é escasso o número de informações científicas em relação à influência do consumo de óleo de coco sobre a redução de peso ou redução de medidas antropométricas, gerando uma certa dúvida em relação a sua efetividade.
Cabe ressaltar que somente a ingestão de óleo de coco, sem a devida melhoria do hábito alimentar e hábito de vida de um indivíduo, provavelmente não implicará alterações representativas, já que os inadequações nutricionais estão diretamente relacionados ao processo de perda de peso.
De acordo com Liau et al. (2011) em um estudo realizado com 20 indivíduos voluntários com idade superior a 20 anos, apresentando obesidade, que ingeriram óleo de coco extra virgem por seis meses, não apresentaram resultados significativos de perda de peso e de parâmetros bioquímicos (fração lipídica, eletrólitos e glicemia). O único parâmetro avaliado que apresentou diferença significativa foi a redução da circunferência da cintura (2,87±4.95 cm). Os autores relatam que os participantes da pesquisa foram orientados a manter sua dieta habitual e inserir três doses de 30 mL diariamente. Esse resultado pode indicar que o óleo de coco contribuiu na redução de gordura corporal, especialmente na gordura abdominal.
Sugerimos a leitura do artigo descrito abaixo, para melhor compreensão do estudo.
Karina Nunes de Simas
Nutricionista
Mestre em Ciência dos Alimentos – UFSC
Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional – VP Divisão de Ensino e Pesquisa


0 comentários:

Postar um comentário