sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Segurança Alimentar e Nutricional: um tema abrangente


Falar atualmente em alimentação e saúde coloca-nos frente a frente com duas situações importantes, o valor nutricional do alimento e sua segurança em relação ao controle higiênico-sanitário.
Uma dieta em desequilíbrio leva a carências nutricionais, com consequente desenvolvimento de patologias e diminuição das defesas imunológicas, sendo este um dos motivos mais preocupantes, pois o indivíduo ficará mais susceptível às doenças, principalmente as de origem alimentar.  É importante ressaltar que a saúde está intimamente relacionada com uma alimentação adequada, onde o equilíbrio entre os nutrientes possa garantir as necessidades de nosso organismo, proporcionando os princípios básicos da Nutrição em nossa alimentação diária. Com isso, as defesas imunológicas ficam fortalecidas, garantindo um organismo mais estável frente às invasões pelos agentes patogênicos.
Estudando o alimento do ponto de vista de sua qualidade, devemos ressaltar a segurança alimentar como algo macro, entendendo que a tradução de “food security” é muito abrangente e está embasada em três grandes tópicos. A segurança alimentar começa pela produção, quantidade e acesso aos alimentos, que depende muito da política de produção e distribuição de alimentos. Um segundo tópico é o controle das doenças nutricionais, condição que tem melhorado nestes últimos anos, com a valorização dos trabalhos em Nutrição e novos programas de combate à fome, onde muitas doenças carenciais têm sido melhor estudadas e controladas. O terceiro tópico importante da segurança alimentar é o controle higiênico-sanitário dos alimentos, muito discutido e difundido com o tema “food safe” que significa alimento seguro. Neste tópico estuda-se o controle dos perigos biológicos, químicos e físicos, enfatizados pelo Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
É importante lembrar que o conceito de segurança alimentar que era anteriormente limitado ao abastecimento na quantidade apropriada, foi ampliado, incorporando também o acesso universal aos alimentos, os aspectos nutricionais e, consequentemente, as questões relativas à composição, à qualidade e ao aproveitamento biológico. (texto baseado em Alimentação uma questão de vida ou morte! do Prof. Dr. Eneo Alves da Silva Jr.)
É indiscutível que quando tratamos de crianças, os cuidados são redobrados e que, as instituições precisam conscientizar-se que o NUTRICIONISTA, inserido nas Instituições como as creches, é fundamental para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos alunos. Os dois artigos destacados abaixo complementam e discutem de forma mais abrangente as questões abordadas nesta postagem. Boa leitura!

Gláucia Cristina Conzo

Nutricionista do SESI – Serviço Social da Indústria
Pós graduanda em Educação
Pós graduanda em Segurança Nutricional e Qualidade dos alimentos
Especialista em Saúde Coletiva pela ASBRAN
Aperfeiçoamento em Geriatria pela UNIFESP




VIANA, K. J.; WARKENTIN, S.; TOLONI, M. H. A.; LONGO-SILVA, G.; TADDEI, J. A. A. C. Alimentação de crianças em creches. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 36, n. 3, p. 37-48, dez. 2011.



Rev. Nutr., Campinas, 23(4):655-665, jul./ago., 2010

0 comentários:

Postar um comentário