quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mitos sobre alimentação vegetariana


A alimentação vegetariana tem ganhado destaque no âmbito da nutrição em função de estudos científicos que constataram seus benefícios à saúde, contribuindo na prevenção de algumas doenças.
O nutricionista, em sua atuação profissional, deve respeitar os padrões alimentares adotados pelos indivíduos, mesmo que este não seja praticado pela maior parte da população, possuindo como dever a adequação do plano alimentar às especificidades da dieta, a fim de proporcionar todos os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do organismo.
Considerando que é crescente o número de pessoas que adotam uma dieta vegetariana, torna-se necessário o aprofundamento neste conhecimento, para que possamos atender às expectativas de nosso cliente, assim como, garantir saúde e uma nutrição plena.
Muitos profissionais de saúde induzem um indivíduo vegetariano a cancelar seu padrão alimentar, pois necessita de ferro, vitamina B12 ou zinco. Entretanto, além desta conduta compreender um desrespeito à prática do cliente, poderá compreender uma infração ética, já que existem inúmeras razões pelas quais um indivíduo adota uma dieta vegetariana. Aliado a isso, existem várias alternativas para a melhoria do estado nutricional de um indivíduo, seja pela melhoria da alimentação (técnica dietética, biodisponibilidade de nutrientes), seja pela suplementação, dependendo do grau de deficiência nutricional.
Infelizmente, muitas pessoas, incluindo aqui profissionais de saúde, possuem preconceito com uma alimentação vegetariana, acreditando que esta gerará deficiências nutricionais. Porém, a visão atual de estudos científicos, realizados com grandes populações vegetarianas, constatam que é possível sim atingir todos os nutrientes necessários, principalmente na dieta ovolactovegetariana, desde que esta seja balanceada e variada.   Na dieta vegetariana estrita existe uma necessidade de maior acompanhamento, principalmente em relação à vitamina B12.
Aconselhamos a leitura do Artigo destacado abaixo, bem como do Guia de Alimentação Vegetariana da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Karina Nunes de Simas
Nutricionista
Mestre em Ciência dos Alimentos – UFSC
Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional

einstein. 2008; 6(3):365-73


0 comentários:

Postar um comentário