quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Fast Food x Obesidade


A obesidade é uma doença crônica, encontrada mundialmente e que acomete diversas faixas etárias. Com a modernização do estilo de vida; a diminuição da prática de exercícios físicos torna-se cada vez mais escassa, frente à falta de tempo. O sedentarismo associado à introdução dos chamados fast food ou junk food tornam-se fatores fundamentais no crescente número de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado e no aumento de indivíduos com obesidade mórbida. Assim, o setor de alimentação fast food passa a caracterizar a modernidade, pois o ato de comer torna-se funcional e prático, não se identificando mais com o território, adaptando-se às circunstâncias que a mundialidade impõe.
A realidade brasileira aderiu ao consumo de alimentos prontos ou semiprontos, disseminando-se e fazendo parte dos hábitos de alimentação do cotidiano. Com isso, o resultado das mudanças dos hábitos alimentares contribuem de forma significativa para problemas de saúde decorrentes do excesso de gordura saturada, sal e açúcar, além da baixa ingestão de fibras, minerais e vitaminas, levando, contudo, também ao excesso de peso pelo alto consumo calórico e em consequência, a obesidade.
O artigo abaixo apresenta uma discussão sobre a modernização e a influência sobre a obesidade. Recomendamos a leitura. 

Sílvia Marques de Lima
Nutricionista
Responsável Técnica pelo Lar das Moças Cegas, Santos-SP


1 comentários:

  1. Olá pessoal, tudo bem?

    Eu sou o Edson da WE Marketing Digital. Eu estava procurando na internet sobre "fast food e obesidade" e encontrei este artigo no site de vocês. Nós fizemos um infográfico bem legal falando sobre "Será que a era do fast food está prestes a acabar?" e acho que seria interessante divulgar no site de vocês. Se quiserem dar uma olhada no material segue o link (https://www.121doc.com/pt/obesidade/a-era-do-fast-food-esta-prestes-a-acabar).

    Fica também aberta a possibilidade de divulgarmos algum artigo de vocês!

    Se tiverem interesse em publicar no site de vocês, por favor, me avisem!

    --
    Ps.: Além do infográfico que comentei acima também criamos uma calculadora gratuita de peso ideal (https://www.euroclinix.net/pt/obesidade/calculadora-peso-ideal)

    ResponderExcluir